O teste ergométrico é um exame cardiológico, realizado em um ergômetro, geralmente esteiras ou bicicletas e que tem como finalidade avaliar o condicionamento físico da pessoa, as respostas hemodinâmicas (comportamento da pressão arterial e frequência cardíaca durante o esforço). Verifica também a ocorrência de arritmias cardíacas desencadeadas pelo exercício, o aparecimento de sintomas como angina (dor no peito), dispneia (falta de ar) ou palpitações.
O exame de esteira também pode ser utilizado para investigação, mesmo que assintomática, de doença arterial coronariana (entupimento das artérias do coração), responsável pela maioria dos casos de infartos em homens e mulheres.
O teste ergométrico é seguro para pacientes de todas as idades e deve ser realizado por cardiologista experiente e em ambiente propício. Ao realizar o exame, o médico escolhe o protocolo adequado para cada caso e ao final interpreta os resultados, levando-se em consideração uma série de fatores (probabilidades pré e pós teste) para emitir o laudo, que será posteriormente avaliado pelo médico solicitante.